PÃO INTEGRAL SIMPLES

ImagemPão Integral Simples e Fácil
por Miguel Winge

A RECEITA:

1 1/2 CP de farinha de trigo simples
1 1/2 CP de farinha de trigo integral (Renata tijolo)
1 CLC rasa de fermento seco (Fleischmann)
3 CLS de açúcar mascavo
1/2 CLS de sal
1 1/4 CP de água fria (de preferência mineral ou filtrada sem cloro)

CP – copo ou xícara padrão
CLC – colher de chá padrão
CLS – colher de sopa padrão

As minhas dicas de preparo:

ImagemVendo o entusiasmo com qual as pessoas estão entrando na onda de fazer seu próprio pão em casa resolvi tentar bolar uma receita simples com um resultado gostoso e ao mesmo tempo bonito. Os pães rústicos cada vez mais encantam a todos. Quando você leva um de presente para um amigo ele sempre será um sucesso. Não só pelo sabor mas também pela aparência que ainda chama muita atenção aqui no Brasil. Não são pães fáceis de se achar em qualquer padaria.
Vamos lá.

A massa deste pão fiz da forma mais tradicional possível. Usei uma maquina de fazer pão que tem aos montes a venda em qualquer loja de eletrodoméstico. Mas se você não tem não desanime, a maquina só fez o trabalho de sovar.
Tudo que ela faz você pode fazer com as mãos ou com uma batedeira de gancho ou espiral.

Primeiro a água fria e de preferência,água mineral. Porque mineral. Ela não contém cloro. Qualquer água em cidades grandes contém cloro e o cloro mata bactérias. Como o nosso fermento contém e precisa das bactérias, o cloro não faria bem.

Em cima da água vai a farinha de trigo. Uso a mais barata que tiver na hora de fazer as compras. Pode ser qualquer marca sem fermento do tipo 1, simples, normal.
Depois a farinha de trigo integral. Uso a da marca Renata que vem prensada em forma de um tijolo. Acho que é a melhor farinha integral de trigo que tem no comércio normal para comprar. Se não achar tem da marca Jasmim que também é muito boa ou se quer gastar mais a da Mãe Terra. Todas elas servem mas a da Renata tem um sabor especial e uma moagem tipo na pedra onde até a casca do grão vai junto e da aquele aroma de natural.

Ai coloco o açúcar mascavo e o sal e misturo levemente com as farinhas, mas sem misturar com a água que já está na vasilha.

ImagemPor último coloco o fermento biológico seco. Ele normalmente vem embalado em saché de 10 g. e tem de todas as marcas. A que eu uso é da Fleischmann que gosto muito. Mas pode ser qualquer outra marca. O importante é que a data de fabricação seja o mais próximo possível da data de hoje. O vencimento pouco importa porque se o supermercado ou a loja não estocar adequadamente ele estraga bem antes do seu vencimento. Ok. Tudo na vasilha. Agora pode ligar a maquina ou a batedeira ou começar a sovar levemente a massa dentro da vasilha. Se você usar a maquina de fazer pão (MFP) escolha o programa ( 8 ) sovar massa de 1:30 hs.

Na batedeira vai batendo primeiro uns 4 minutos para misturar tudo muito bem e aguarde uns 30 minutos. Na mão a mesma coisa. Misture tudo muito bem e espere 30 minutos. Depois comece a sovar por uns 15 minutos com a batedeira ou com as mãos. A massa fica bem firme. Caso você resolver sovar com a mão tire a massa da vasilha e coloque em cima de uma superfície limpa e lisa. Não use mais farinha. No final a massa não deve ser grudenta nem pegar nas sua mão.

Deixe a massa crescer por duas horas em temperatura ambiente ou até ela dobrar de tamanho. Isto pode demorar mais ou menos tempo dependendo da temperatura ambiente. Mas é lento por causa da pequena quantidade de fermento que usamos. Mas está certo assim.

Depois de dobrar de tamanho retire a massa da vasilha e estique ela em cima de uma superfície lisa. Não jogue mais farinha. Ela não deve grudar na superfície. Estique e dobre ela umas 5 vezes. Forme uma bola.

IMG_3791Guarde ela até amanhã cedo durante 8 horas dentro de uma vasilha untada com um pouco óleo de cozinha na pratilheira inferior logo acima das verduras dentro da geladeira.
Feche a vasilha com um plastico, saco plastico ou pano de prato úmido para que a massa não resseque.

No dia seguinte a massa já vai ter crescido novamente um pouco. Deixe ela por mais uma a duas horas crescer.

Depois faça uma bola ou uma rocambole ou module um outro formato de pão que você quiser e coloque dentro de uma cestinha de vime forrada com um pano de algodão enfarinhado ou dentro de um escorredor de arroz, uma peinaria etc.

Deixe crescer por mais um hora.

15 minutos antes ligue seu forno no máximo, coloque uma pequena assadeira com água no fundo do seu forno. Se quiser já pode colocar água fervendo dentro dela para que crie bastante umidade dentro do forno. Se o seu forno tiver uma saída de ar na parte de traz tampe esta com um pano úmido para eu não saia o ar úmido do forno.

Agora precisamos achar uma superfície do tipo chapa de fritar bife, frigideira de ferro antiga, assadeira mais grossa de alumínio ou de ferro para servir de base para assar o pão. Pode usar também uma pedra de pizza.

Agora vem a parte mais difícil. Transferir a massa de dentro do cestinho, ou seja o que você escolheu para colocar a massa para crescer, para a chapa etc. dentro do forno.

Você vai retirar usando luvas ou panos de prato secos, a chapa do forno e colocar ela em cima dos queimadores. Despejar com cuidado a massa do cestinho em cima da chapa e depois fazer um corte reto e rápido de mais ou menos um centímetro de profundidade com um gilete de barbear ou uma faca muito bem afiada inclinando em 45 graus.

Agora pegue a chapa novamente com a massa em cima e coloque ela para dentro do forno na pratilheira ajustada no meio do forno.

Deixe assar por 15 minutos na temperatura máxima do seu forno. Retire a toalha que tampava a saída de ar do seu forno e a vasilha com água de dentro do forno. Depois desça a temperatura um ponto por mais 20 minutos e mais um ponto por outros 10 minutos. Total do tempo 45 minutos de forno. Não deixe queimar mas também não deixe muito claro a casca. Se o seu forno for mais quente encurte o tempo em 5 minutos. Se for mais frio não abaixe a temperatura.

Depois de retirar o pão do forno use o o dedo indicador dobrado e bata no fundo do pão. Se ele soar oco ele está pronto.

Boa sorte.

Anúncios

5 respostas em “PÃO INTEGRAL SIMPLES

  1. bem demorado esse crescimento,hein? Uma pergunta: aqui em Curitiba já é frio.Em vez de deixar na prateleira da geladeira pode ser na prateleira do armário?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s