PÃO DA FAZENDA NA MARINEX – SUPERSIMPLES

ps1O pão mais simples e rápido de se fazer.
por Miguel Winge

Nunca fez pão com fermento biológico mas sempre tinha vontade de fazer. É agora que você não tem mais desculpa. Esta receita é tão simples que você não tem como errar. Depois desta receita você vai perder o medo de usar fermento biológico. Esta receita não tem sova, nenhum esforço e ela é muito rápida para fazer. São três horas ao todo.
Fazer seu próprio pão caseiro é motivo de orgulho. Nada como chegar para sua família e servir um pão feito por você. E acima de tudo ainda com jeito de pão da fazenda.
O pão mais simples e rápido da sua vida.
Se der vontade de fazer agora você vai precisar exatamente 3 horas para acabar e ter um pão quentinho.

A RECEITA
Ingredientes
4 copos de requeijão de farinha branca normal para todos os fins e sem fermento.
2 colheres de chá de sal
2 copos de requeijão de água filtrada e sem cloro morna (*)
2 a 3 colheres de chá de açúcar
2 colheres de chá de fermento biológico seco instantâneo (* *)
2 colheres de sopa cheias de manteiga em temperatura ambiente.

Observações
(*) – Para fazer água filtrada morna de uma maneira infalível que não matará o fermento (se a água estiver muito quente ou com cloro, pode matar o fermento), ferva a água. Então, misture 1 1/2 xícaras de água fria com 1/2 xícara de água fervendo. Esta relação de água quente e fria será a temperatura ideal para o fermento.
(* *) – Eu uso fermento biológico da Fleischmann como está na foto. Mas se não encontrar tem outras marcas. Mas tem que ser biológico seco instantâneo.

As minhas dicas de preparo:
ps4Em uma pequena tigela, dissolva um copo da água uma colher de sopa da farinha e o açúcar. Polvilhe o fermento por cima e misture um pouco. Deixe a mistura tampada com um prato por cerca de 10 a 15 minutos ou até a mistura começar a ficar espumosa. Esta etapa irá garantir que o fermento está ativo o que é importante para o sucesso do seu pão . (Caso não fique espumosa em pelo menos 15 minutos o fermento nãos está bom! Não use! Não continue! Verifique a data de vencimento do fermento. Use um novo saché de fermento e verifique se não usou água quente de mais. Não espumou como está na foto não use mesmo. O sucesso do seu pão depende do fermento bem ativo.)
ps5Enquanto isso, em uma tigela grande, misture o restante da farinha com o sal.
Acrescente o outro copo da água morna e a mistura de fermento espumoso.
Misture a massa até toda a farinha estiver absorvida e você obter uma massa pastosa e lisa.
Cubra a tigela com uma toalha de secar pratos úmida ou com um filme plástico ou ainda com um saco de plástico do supermercado. Deixe a massa descansar por pelo menos 1 1/2 a duas horas em algum lugar mais quente. Em cima da geladeira é ótimo ou ligue o seu forno por 1 minuto e desligue. Coloque a tigela com a massa dentro dele e deixe a luz do forno acesa.Isto vai deixar-lho quente suficiente para que a massa cressa bem.
ps6Depois que a massa cresceu tira-la do forno.
Com um garfo aperte a massa para baixo e aperte ela nas bordas da tigela como se você quisesse espalhar ela por toda a borda. Depois solte a massa com o garfo da borda por inteiro deixando ela no meio da tigela. Repita isto por 3-4 vezes.
Divida a massa ainda dentro da tigela com a ajuda de dois garfos em duas partes iguais. (Veja a foto)
Pegue as duas vasilhas de pyrex ou marinex e unte elas com uma generosa camada de manteiga.
Com a ajuda dos garfos deixe escorregar metade da massa em cada vasilha. A massa estará bem mole. Junte a massa com o garfo no meio da vasilha.
ps7Pré-aqueça o forno a 240°C.
Deixe a massa crescer nas vasilhas, em lugar mais quente, perto do forno por 35 a 45 minutos, dependendo do tamanho de vasilha que você estiver usando até encostar na borda.
ps8Se você quiser deixar seu pão com uma aparência mais bonita pode agora polvilhar um pouco de sementes de gergelim, linhaça, quinoa ou um pouco de fubá, aveia etc. Mas tudo isto é opcional e só serve para deixar seu primeiro pão com uma aparência mais bonita.
ps9Coloque no forno e asse por 30 minutos com 240°C que normalmente é a temperatura máxima do seu forno mas se começar a dourar depois de 15 minutos reduza a temperatura do seu forno para 200°C e asse por mais 15-20 minutos.
Retire o seu pão do forno e deixe esfriar por uns 10 minutos. Desforme e deixe em cima de uma grelha por 15 minutos antes de cortar de devorar.
ps10Para ver o passo a passo desta receita abra todas as 13 fotos desta receita. Primeiro clique na foto do lado esquerdo com o pão pronto e vai abrindo na sequência.
Boa sorte.

ps11ps12ps13

ps14ps3ps2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s