Pão Multi-Grão com Amêndoas da Nicole Sem glúten – Vegano
Esta é a primeira receita de um pão sem glúten que eu estou publicando. A minha filha trouxe da Alemanha e fizemos juntos. O sabor da combinação das sementes ficou incrível e conquistou todos que o provaram. Então resolvi publicar esta receita com pequenas modificações adaptando-a ao mercado brasileiro.
O importante é que a massa do pão fique hidratando e descansando já na forma por bastante tempo e que seja assado lentamente sem queimar em baixo ou em cima para que os sabores se combinem perfeitamente. Mais é melhor do que menos tempo.
A RECEITA
Ingredientes
145gr. de sementes de girassol
100gr. de amêndoas inteiras
60gr. de painço * ( pode substituir por quinoa )
60gr. trigo sarraceno em grão * ( se não achar pode substituir pela farinha de trigo sarraceno)
30 gr. semente de abóbora * ( eu juntei a receita original )
195gr. de aveia prensada * ( pode substituir por aveia grossa )
85gr. de linhaça marrom
20gr. de gergelim preto
30gr. de psyllium * ( importante para manter a estrutura do pão) ** ( tem à venda nas lojas de grãos e sementes da internet, no mercado municipal de Santo Amaro e na Zona Cerealista de São Paulo. Não compre o importado que vem em frascos, prefira a granel. )
30gr. de chia
15gr. de sal
30gr. de maple * ( pode ser substituído por 1 cl. de sopa de mel de abelha e uma colher de sopa de xarope de milho como Karo )
45gr. de azeite de oliva ou óleo de coco.
720gr. de água morna.
Modo de preparar e minha dicas
– Comece pré-aquecendo forno a 180°C e coloque uma prateleira no centro dele.
– Divida as amêndoas no meio usando uma faca e junte ao restante das sementes na assadeira.
– Espalhe as sementes de girassol, as amêndoas, o painço (ou a quinoa), o trigo sarraceno em grãos triturado levemente no liquidificador e a semente de abóbora em uma assadeira média e deixe torrar por 10 a 12 minutos mexendo um pouco a cada 3 minutos. Se usar a farinha de trigo sarraceno não precisa torrar.
– Enquanto isso, em uma tigela grande, junte a aveia, a semente de linhaça, o gergelim preto, o psyllium, as sementes de chia e o sal.
– Quando a mistura das sementes estiver dourada, tire do forno.
– Adicione o maple ( ou a mistura de xarope de milho com mel ), o azeite e a água morna.
– Mexa bem com uma colher de madeira ou com as mãos até estar tudo misturado.
– Forre uma assadeira do tipo pão pullman, bolo inglês com papel manteiga (eu usei uma de 35 x 13 cm). Espalhe a massa com as mãos umedecidas prensando dentro da assadeira e modele uma cúpula no centro.
– Tenha em mente que a massa não crescerá. O tamanho e a forma que você moldar a massa será o formato final do seu pão. Este pão não vai crescer nada!
– Cubra com plástico e deixe descansar em temperatura ambiente por no mínimo 3 horas e preferencialmente de 10 a 12 horas para que todas as sementes fiquem bem hidratadas e macias.
– Pré-aqueça o forno à 200°C e coloque a assadeira na prateleira do meio com a massa coberta com papel alumínio. Eu coloquei por cima de uma outra assadeira plana evitando queimar por baixo.
– Depois de 30 minutos abaixe a temperatura do forno para 180°C.
– Depois de outros 15 minutos retire o papel alumínio.
– Deixar assar lentamente por até 2 hrs. ou até ficar com um dourado escuro. Cuidado com a parte inferior da assadeira para que o pão não queime por baixo. Pode colocar uma outra assadeira em baixo evitando o calor inferior excessivo.
– Retire o pão do forno e deixe esfriar completamente por pelo menos 2 horas, depois retire da forma e descarte o papel manteiga.
– O pão pode ser guardado em saco de papel embrulhado em pano de prato por até 4 dias em temperatura ambiente, dentro de uma caixa na geladeira por até uma semana ou já fatiado e congelado em porções de 3 a 4 fatias por até 1 mês.
Para descongelar pegue uma fatia e coloque na torradeira de pão por um a dois minutos.
– Combina muito bem com coberturas doces e salgadas.
– Bom pão!
Assista a este vídeo para ver como deve ficar a estrutura do pão.
Algumas dicas finais:
Acredito que adicionando duas colheres de sopa de açúcar mascavo bem escuro melhoraria ainda mais o sabor das sementes. Neste caso pode deixar de fora o xarope de milho (Karo) e somente usar o mel de abelha.
O painço é bastante difundido na culinária alemã (Hirse) e por aqui é usado como comida de passarinho. Ele pode ser substituído por quinoa mas o sabor não é o mesmo.
Não economize nos ingredientes. A aveia em flocos prensada deve ser da sua preferência.