A MAGIA DE FAZER PÃO RÚSTICO COM FERMENTO NATURAL

Vídeo

Fazer pães rústicos com fermentação natural requer tempo e paciência, mas também é muito prazeroso e pode se tornar um hobby ou até uma profissão apaixonante.

 

A CULTURA DO PÃO

Vídeo

Este curto documentário filmado nos anos 60 e 70 em filme P&B e colorido 16 mm nas montanhas do Tirol na Áustria, mostra como era duro e demorado para plantar, colher, extrair, moer para obter a farinha de centeio para finalmente assar os pães.
O pão era feito uma única vez por anos durante dois a três dias e eram produzidos algo em torno de 1.700 pães que davam para alimentar uma família de 6 pessoas durante todo o ano.
Assista e se emocione como eu, ao ver este material recebido em diversos pequenos vídeos de um amigo chef padeiro austríaco.
Como é fácil fazer pão hoje em dia!

 

 

.

🙂

 

A MAGIA DE FAZER UM PÃO

Vídeo

Este vídeo mostra detalhadamente como se faz um pão rústico com fermento natural em casa do início ao fim.
Aprenda os detalhes de cada passo e veja como é mágico a transformação da farinha e da água em um pão.

Vídeo original: Brothers Green

.

🙂

 

[Padaria do Dia] – Padaria de supermercado

Vídeo

Esta é a vida de um dia na padaria do supermercado “Recheio Cash & Carry” em Portugal, mas este vídeo poderia ter sido feito em qualquer uma das centenas de padarias que fazem parte dos pequenos e grande supermercado aqui no Brasil.

 

 

🙂

 

[Padaria do Dia] – Beth Bakery, São Paulo

Vídeo

A Beth é engenheira de formação. E, um dia, não aguentou mais a vida corporativa, essa que suga a gente até a última gota de felicidade. Estudou com Rogerio Shimura, um panificador bem conhecido aqui em São Paulo. Decidiu que ia fazer o que amava e fazia bem. E foi assim que surgiu a Beth Bakery, ainda virtual, apenas. Beth fazia tudo em sua casa, artesanalmente, com fermento natural, sem conservantes e outros ingredientes de nome esquisito dos rótulos dos supermercados. A produção era vendida semanalmente, nas fornadas – pedidos até quarta, produtos fresquinhos em casa na sexta. No começo, a própria Beth (e o Tiago, marido e parceiraço da Beth) fazia as entregas. Depois, ela precisou contratar um motoboy. Já não dava conta de levar em mãos cada um dos muitos pedidos.

Com a produção aumentando, Beth precisou de uma cozinha maior. Com uma cozinha maior, surgiu a Beth Bakery fora do mundo virtual. Uma cozinha de produção que virou uma lojinha de fábrica. E um lugar de muito amor. Amor de quem faz o pão, amor de quem come o pão, amor de quem vê pessoas felizes comendo pão.

por 

As Três Modelagens Básicas de Pães

Vídeo

O mestre padeiro Lionel Vatinet’s ensina neste curto vídeo as três modelagens básicas e mais utilizadas na padaria artesanal. 

O Batard (o filão), o Boule (pão redondo) e a Baguette (baguete)

Ponto certo de fermentação de uma massa de fermento natural (levain)

Vídeo

Este vídeo mostra bem como fica uma massa de fermentação natural quando ela passar do ponto certo na 2. fermentação.
Ao apertar com o dedo indicador ela não volta totalmente ao seu formato original. Continuar lendo